Compras Maverick: Como combater este problema ?
As compras irregulares são um problema comum nas empresas. Como evitar os riscos e prejuizos trazidos pela prática?

Maverick é o nome que se dá às compras empresariais irregulares, realizadas diretamente pelo usuário e sem a participação de um profissional de compras. O nome não está relacionado ao simpático Ford Maverick, sonho de muitos aficionados por muscle cars dos anos 70, embora os nomes do carro e do processo irregular de compras tenham a mesma origem. Samuel Maverick viveu no Texas e por volta do ano 1850 ficou conhecido por recusar-se a marcar seu gado, uma atitude rebelde mas também polêmica, porque Maverick poderia pleitear para si qualquer animal que não estivesse marcado. O significado de alguém que desrespeita as convenções e age de forma independente foi dando ao termo uma conotação positiva, usada no carro. As compras maverick, por outro lado, representam perda de dinheiro, e o risco de colocar a empresa numa encrenca.
Para ser capaz de oferecer seus produtos e serviços ao mercado, toda empresa recorre a materiais e serviços de terceiros. As matérias-primas chave, a logística de distribuição ou a energia usada pela empresa são compras estratégicas e representam uma grande parcela do custo dos produtos ou serviços vendidos. Consequentemente, merecem grande atenção e não é incomum que os principais contratos de compra sejam decididos pela alta direção.
No outro extremo, uma parte limitada das despesas estará associada a um número enorme de ítens, cada vez menos estratégicos e de menor valor unitário, à medida em que vamos nos deslocando pela lista de tudo que a empresa compra. Por ter um valor unitário menor, os usuários internos não vêem grandes ganhos em envolver um comprador para aquela compra, e, de fato, pode ser difícil contar com a disponibilidade e agilidade da área de compras para isso. Finalmente, representam itens que o usuário até se sente confortável em comprar, por serem talvez semelhantes aos que compra na sua vida privada.
Parece algo inocente, mas quais são os problemas trazidos pelas compras maverick à empresa?
- A gestão de fornecedores fica cada vez mais difícil, com numerosos fornecedores pequenos atuando em perímetros limitados e em compras esporádicas, o que elimina a oportunidade de ganhos de produtividade na cadeia.
- Tipicamente, o fornecedor não estará cadastrado. E se já tiver iniciado a prestação do serviço ou a preparação do produto, vai demorar bastante até que possa receber seu justo pagamento. Isso vai gerar insatisfação, interrupção ou atrasos na entrega. Ou até mesmo envio da dívida para protesto.
- Não sendo cadastrado e não tendo passado pelo processo de homologação, o fornecedor vai descobrir, talvez tarde demais, certos aspectos dos processos de compras da empresa com os quais eventualmente não concorde (por exemplo, prazos de pagamento mais longos do que o esperado, a necessidade de adesão formal a políticas ESG ou até mesmo a adesão a plataformas digitais de pagamento). E, da mesma maneira, a empresa pode descobrir tarde demais que o fornecedor não detém todas as autorizações legais para o serviço, ou que não compartilha dos mesmos valores éticos.
- Mesmo compras de menor valor podem expor a empresa a riscos graves de compliance, o que é contra-intuitivo. Isso é especialmente perigoso em caso de empresas que atuam internacionalmente: certas multas são função do faturamento da empresa e não do valor do ítem comprado irregularmente. Um inocente aplicativo que instalaríamos no nosso smartphone pessoal sem grande reflexão poderia expor a empresa a problemas de GDPR, dependendo de onde o servidor do aplicativo se localiza (e quais normas observa). No caso de serviços, a contratação irregular de profissionais traz riscos legais e trabalhistas.
- Um ponto muito importante é a governança, pois compras irregulares são uma maneira bem conhecida de desviar dinheiro. Ainda que o usuário seja perfeitamente honesto, ninguém deveria ficar confortável usando expedientes que uma pessoa mal-intencionada usaria.
A boa prática de compras empresariais é segmentar estas categorias de menor valor e estabelecer contratos corporativos. Isso resulta em melhor poder de compra e o agrupamento representa um perímetro que justifica uma abordagem mais profissional do segmento, mesmo que formado por ítens de baixo valor individual. E promove ganhos de custo que não seriam alcançados se a empresa fizesse incontáveis compras individuais. Além disso, é possível oferecer soluções como e-catálogos e melhorar significativamente a experiência do usuário, que não perderá seu tempo “comprando” um ítem que precisa para o seu trabalho. Isso também facilita a automação dos processos operacionais de compra e pagamento, e reduz a quantidade de fornecedores que precisam ser homologados e gerenciados, o que reduz significativamente os custos de transação.
O mercado vem desenvolvendo diversas soluções para ajudar as empresas a gerenciarem seu “tail-end”.
Conheça as soluções da Zinneke para gerenciar seus consultores independentes e outros prestadores de serviços intelectuais, uma das categorias mais frequentes dentro das compras Maverick. Vamos preparar a infra-estrutura para que você ofereça a seus usuários internos uma solução confortável, econômica e segura, evitando as compras irregulares neste segmento cada vez mais relevante para as empresas. Também podemos ajudá-lo a encontrar soluções para os demais segmentos de compras.
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Eduardo Rocha gerenciou compras corporativas em vários países e constatou que compras irregulares são um problema mundial que pode ser resolvido. É fundador da Zinneke
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